-
Arquitetos: Itten+Brechbühl
- Área: 2150 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Yohan Zerdoun
-
Fabricantes: Durrer Systems, Eternit, HKG Engineering AG, Roser AG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O local é um antigo canteiro de obras, típico de Basel e do bairro. É um dos poucos quarteirões da cidade que nunca foi completamente fechado por prédios ao longo de sua história. Isso encorajou a deixar o prédio, por assim dizer, espiar para fora do pátio. Além disso, o cliente tem uma relação bastante pessoal com o local, pois iniciou a sua carreira profissional ali mesmo.
A este respeito, as relações pessoais com o local, as memórias da história e uma peculiaridade tipológica juntam-se como fatores influenciadores para a criação deste edifício.
A proximidade com os edifícios circundantes também desempenha um papel importante no projeto. Procurávamos uma expressão que funcionasse tanto de uma perspectiva de perto, como de uma vista lateral: você se move ao longo do edifício e o vê de perto. O edifício nunca aparece em uma elevação convencional, como normalmente é desenhado. O edifício é consistentemente concebido como uma casa no pátio.
Forma, materialização e construção são traduções dos edifícios utilitários simples tradicionalmente encontrados nos pátios da Basel. A forma adapta-se à forma do pátio e os materiais são simples e robustos. Uma ligeira alienação e enobrecimento dos elementos falam da mudança no uso do pátio e do edifício como local de residência. A placa de fibra de cimento corrugado é envernizada, as estacas das grades e as colunas das salas têm uma forma específica para cada apartamento - alguém as apelidou de "companheiros de quarto".